A Lei do Mais Forte


Thomas Cole - Course Of Empire Destruction



O Estado é a lei do mais forte.

O Mercado só superará o Estado se os indivíduos estiverem em mãos de tecnologias superiores às dele, ou seja se for mais forte, mais eficiente, e não porque as pessoas entenderão que este lhes prejudica. Isso no máximo pode lhe fazer um grande estrago, mas não eliminá-lo por completo. A tirania do  Estado só acabará se outras formas de organização prevalecerem, se imponham.

A lei do mais forte é uma determinada dinâmica que se estabelece em algum local. É a força de uma determinada sinergia, de um padrão de movimento. A forma hierarquizada de organização da sociedade se concentra mais, tem mais foco, apesar dos desperdícios periféricos. Os integrantes do Estado se protegem, mas sacrificam facilmente os mais subalternos ou os contestadores (especialmente os ambiciosos sem "costas quentes") do sistema para se manter. Porém, sua nata, sua base se mantém firme.

A rede de indivíduos que constituem o Mercado ainda não é forte o suficiente para obter recursos e transformá-los de uma forma que consiga barrar o controle estatal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Niilismo Político

Libertarianismo

Coercão