Caridade


Caridade Romana - Pieter Pauwel Reubens


Pessoas vulneráveis, em qualquer sistema, são vulneráveis, serão eternamente dependentes de outras. A questão é: qual sistema, ou atitude, proporciona maior riqueza e consequentemente os meios necessários para as pessoas que se importam com quem se encontra nessa condição poderem ajudá-las?

Se não há tantas pessoas dispostas a ajudá-las, sem a coercibilidade estatal, com certeza não há razão para crer que as investidas do poder e privilégio estatais estão dispostas. Um cargo no governo não transforma ninguém em santo. 

No entanto, se há pessoas que se preocupam e querem ajudar inválidos, deficientes, doentes e idosos, provavelmente não é necessário um Estado cobrando duros impostos dessas pessoas para, supostamente, através da sua máquina burocrática ineficiente e corrupta, ajudar os indivíduos nessas condições. 
É óbvio que elas se organizarão voluntariamente e farão muito melhor por diversos motivos, como muitos já fazem, mesmo com todas as dificuldades e desvios de conduta. Ao menos, não ficarão inertes esperando pela boa vontade de políticos. 

A História é cristalina com relação aos sistemas onde se produziu mais riqueza. 
Mesmo diante das interferências de tiranos, a riqueza prosperou onde os indivíduos possuíam mais liberdade para trabalhar e empreender, saírem do estado natural de inércia e miséria para alguma condição mínima de vida, através de suas próprias forças. 
Mesmo em países onde o Estado de Bem-Estar Social se consolidou, foi necessário muito trabalho e liberdade econômica para deitar posteriormente nesse imaginário berço esplêndido. 

Riqueza não é fixa, nem cai do céu e posteriormente dividida por burocratas engravatados. Riqueza é constantemente produzida com muito suor. 
Riqueza não é luxo, mas é necessário alguma para sobreviver e ajudar o próximo. 

O Estado não é um sistema onde os indivíduos transformam sua natureza quando investidos de algum cargo. Pessoas vulneráveis sempre necessitarão de pessoas próximas, responsáveis ou até mesmo caridosas. O mundo nunca será um paraíso. O Estado paternalista é pura demagogia barata e não sobrevive qualquer análise mais aprofundada. Não passa de cabide de emprego para sociopatas e hipócritas. 

Riqueza só é construída através da inteligência, trabalho, liberdade e responsabilidade, pois o mundo não é o quarto confortável de idealistas com seus projetos de poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Niilismo Político

Libertarianismo

Coercão